Imagem capa - De Noiva para Noiva - Dicas para Organizar Seu Casamento Vindas de Quem Mais Entende do Tema por Pedro Santos
DicasCasamento

De Noiva para Noiva - Dicas para Organizar Seu Casamento Vindas de Quem Mais Entende do Tema


Organizar um casamento não é uma missão simples. Vemos por aí na internet, inclusive aqui no blog, muitas dicas para ter sucesso em realizar o sonho de casar.
Mas desta vez resolvi pedir ajuda e fazer algumas perguntas para quem mais entende do assunto. As noivas! Enviei duas peguntas para todas as noivas que eu já fotografei. Fiz um resumo do que foi dito e dos assuntos mais citados. E vou trazer aqui o que mais me chamou atenção.
A primeira pergunta que mandei para todas foi: Se você tivesse a oportunidade de voltar no tempo. O que você faria de diferente na organização do seu casamento?

"Me organizaria para não deixar tarefas a serem resolvidas no dia do casamento." Providenciar esse dia tão especial requer muita atenção pois são muitas tarefas e passos a serem cumpridos. E um grande problema é se deparar com coisas a serem resolvidas no dia do casamento. Com um planejamento correto, essas surpresas podem ser evitadas. Tudo deve ser organizado no máximo até quarta-feira (levando em consideração que o casamento será no sábado). No dia do casamento geralmente a noiva começa a se arrumar super cedo, esse é um momento para relaxar e não para ficar cuidando de tarefas que já podiam ter sido finalizadas antes.


"Prestaria mais atenção na lista de convidados." A lista de convidados pode ser uma dor de cabeça. Algumas noivas disseram que poderiam não ter convidado algumas pessoas. Alguns convidados que receberam o convite "meio que por obrigação". Por exemplo aquela tia distante que não te visita a mais de 15 anos. Outro caso é se a tia for convidada você não tem o dever de convidar todos os primos. Não é por que essas pessoas não são queridas ou não mereciam estar ali. Mas sim por serem pessoas que não tem muito contato com os noivos. Então as noivas me disseram que deixariam a lista mais enxuta para ter a possibilidade de fazer um casamento com mais capricho na decoração, uma comida com mais variedades, bebidas de melhor qualidade, algum profissional ou serviço que não estava cabendo no orçamento. Ou até mesmo economizar dinheiro para a lua de mel.
Hoje em dia as pessoas já sabem que não tem problema em não ser convidado para uma festa de casamento se não são tão íntimos dos noivos.

"Teria contratado todos os profissionais de acordo com o nosso gosto e não só porque são os mais conceituados e indicados na minha região." São tantos serviços e profissionais para escolher que as noivas acabam indo no mais famoso ou o mais conhecido. Mas não é porque esse profissional agrada a maioria das pessoas que ele vai ter o que te agrada. Nem sempre o melhor profissional da região vai conseguir entregar o que vocês desejam, talvez esse profissional tenha um trabalho que não tem nada a ver com você. Muitas vezes o melhor profissional para você não é o melhor profissional da sua cidade. Quem sabe ele esteja até fora da sua região. Então converse muito com todos. Vá sim no líder do mercado ou no mais "bam bam bam", mas não deixe de trocar uma ideia com outras opções para ver se ali não está a conexão e o serviço que realmente vocês sonham.


"Organizaria melhor o orçamento." Tudo dentro de um casamento envolve muito dinheiro. Eu já fotografei noivos que triplicaram seu orçamento inicial. Então é importantíssimo antes de definir o orçamento fazer uma pesquisa de mercado. Saber qual é a média dos valores cobrados pelos profissionais que entregam um trabalho do nível que você deseja. Para aí sim começar a definir seu orçamento. Mas para ter sucesso nas finanças da festa de casamento vamos ir para a próximo tópico que foi muito falado pelas noivas...

"Teria me organizado com mais antecedência." Isso é essencial. A começar pela data, ela dever ser definida mais ou menos um ano e meio antes. Á partir daí imediatamente começar a procurar os fornecedores.
Fazer assim traz várias vantagens. Uma delas é poder pagar parcelado em mais vezes (até a data da festa, falaremos mais dobre isso heheh) fazendo com que a soma das parcelas mensais de cada fornecedores não comprometa sua renda de uma forma catastrófica.
Outra, é que aumentam e muito as chances de tu ter na sua festa os profissionais que tu deseja. Hoje em dia as agendas andam cada vez mais cheias e alguns profissionais limitam o número de datas para manter o nível de excelência. Então correr na frente é importante.
Existe outra forma de organização que vem sido adotada pelos noivos, porém requer muita disciplina. É definir a data e o orçamento (lembrando, somente depois de uma pesquisa de marcado) dois anos antes. E começar a juntar a grana. Depois de 12 meses procurar os profissionais e fazer o pagamento à vista, no qual na grande maioria das vezes gera DESCONTO!!! No pagamento à vista é possível conseguir de 10 a 15% de desconto. Agora imagine o quanto você pouparia gastando 15% a menos no seu casamento. Esse dinheiro poderia ser investido na casa nova ou até na lua de mel.  


A outra pergunta que fiz para as noivas que já fotografei foi: Levando em consideração suas experiências. Qual a principal dica você daria para quem está organizando sua festa de casamento?

Aí vão os conselhos mais recorrentes.
"Converse muito e pergunte tudo aos fornecedores antes de fazer a contratação." São muitos detalhes e cada profissional tem sua forma de trabalhar. Então as vezes o que os noivos esperam não é o que o fornecedor pretende entregar. Ou a forma que ele usa para fazer não é a que os noivos desejam. Então tire todas as dúvidas, prazos, formas de pagamento, etc... Cada fornecedor tem suas características. Pergunte tudo e anote para evitar algum mal entendido.

"Pague tudo até a data do casamento." Voltamos na organização tempo/dinheiro. Arcar com parcelas depois do casamento é uma coisa, que de acordo com algumas noivas que conversei, pode ser traumatizante. Ficar sem dívidas depois do casamento possibilita investir na casa nova, na viagem de lua de mel ou no quartinho do bebê que estão planejando.

"Contrate uma boa empresa de assessoria e cerimonial." Uma cerimonialista é um anjo para quem quer organizar sua festa de casamento. Procurem uma cerimonialista experiente e que entenda seus sonhos e seus desejos. E principalmente, peça o feedback da empresa para pessoas que já contrataram. O serviço de assessoria é MUITO importante. Todos os passos para organizar um casamento que falamos aqui só serão possíveis se vocês tiverem uma boa cerimonialista do seu lado, alguém que irá se dedicar 100% na realização do seu sonho.

"Faça tudo do SEU jeito!" No momento de fazer as escolhas as pessoas mais próximas vão lhe dizer o que elas mais gostam, o que elas acham mais bonito, o que está na moda... Mas no final das contas o casamento é seu!! Não tem problema em ouvir as opiniões. Elas vão te aconselhar com a intenção de te ajudar. Porém não tenha medo de dizer "não". Então filtre o que realmente importa e o que realmente gosta, escolha tudo exatamente do jeito que você sonhou. Pois afinal você está organizando o dia mais especial da sua vida.

Depois dessas dicas acredito que a missão de organizar sua festa de casamento vai ser bem mais fácil e prazerosa. Afinal ouvimos as pessoas que mais entende do assunto. As noivas!!!

Por Pedro Santos