Imagem capa - 10 Dicas para Organizar seu Casamento por Pedro Santos
DicasCasamento

10 Dicas para Organizar seu Casamento


Organizar uma festa de casamento não é algo fácil. Mesmo, eu, não sendo um especialista em organização de festas, porém depois de tantos casamentos fotografados aprendi o que pode dar e não dar certo. Então baseado nas minhas experiências em estar e conviver com festas de casamentos eu montei 10 dicas essenciais para cumprir esta missão.
Então vamos lá...

1- Existem coisas que devem ser definidas 18 meses antes. Acredite!
Tudo começa com o mais óbvio, a data. Com a data definida os primeiros passos podem ser dados. Além disso é preciso definir seu orçamento, quanto você vai gastar com tudo. Também defina a lista de convidados ou ao menos uma estimativa de quantas pessoas irão. E por fim (por enquanto, hehehe) contratar uma cerimonialista. A cerimonialista irá ser seu anjo da guarda. Ela vai indicar e ajudar a escolher todos os fornecedores, organizar as finanças, prazos, opções, TUDO!

2- Cuidado com a lista de convidados.
Aí provavelmente se encontra a primeira dor de cabeça. Mas calma! CALMA!! hahah
Você não precisa convidar todo mundo. Exitem pessoas que conhecemos e pessoas que passaram nas nossas vida. Ok! Mas existem pessoas realmente próximas, que são mais especiais. Você não tem obrigação de convidar a Tia Maria que mora lá em Bagé e que a ultima vez que te viu foi quando tu tinha 6 anos de idade. Ou se vocês convidarem a Tia Maria, vocês não tem a obrigação de convidar todos seus 7 filhos e suas respectivas esposas, filhos e animais de estimação. Convidem quem realmente vai vibrar com este momento. Quem vai se emocionar com vocês e estará tão feliz quanto vocês por poder compartilhar este momento.
E sem contar que quanto mais convidados mais caro se torna realizar a festa.


3- Pergunte sobre os fornecedores para pessoas que já casaram.
Quem já fez uma festa de casamento já passou por tudo que você está prestes a passar. Eles sabem o que deu certo e o que não deu. Então pergunte quais experiências, positivas e negativas, que eles tiveram com todos os fornecedores. Assim fará com que você encurte o caminho da escolha e não tenha surpresas desagradáveis depois.

4- Mais formal, mais caro.
Um casamento muito formal necessita de mais requinte, coisas mais bem elaboradas, uma decoração muito mais bem pensada.
Já um casamento sem tantas formalidades acaba se tornando mais barato. Mas cuidado para não fujir do estilo que vocês curtem.

5-Casem durante o dia. (Os fotógrafos amam <3 )
Isso não quer dizer que casamentos à noite não sejam lindos também. Mas casar durante o dia tem uma vibe diferente.
Se for um casamento externo você acaba economizando na decoração, pois o lugar já fala por si só. Sendo ele uma fazenda, praia, campo... E também o clima fica um pouco mais leve, os convidados não precisarão se arrumar tanto, as meninas não sentirão tanto calor no verão, casacos dos ternos serão dispensáveis, tudo ficará menos formal e mais despojado e divertido. E claro, renderá belíssimas imagens por causa das variações de luz. Como o pôr do sol, por exemplo.


6-Faça um Ensaio Pré Casamento
Esqueça aquela sessão de fotos posada e chata. Hoje os ensaios pré casamento são uma experiência incrível. Vocês irão passar uma tarde em lugar legal, curtindo, se divertindo e fotografando. Melhor ainda se for em um lugar especial pra vocês. Já pensou voltar onde se conheceram, ou onde passaram momentos lindos juntos?
Outra fator importante é que o período de organização do casamento pode ser uma loucura, com tantos compromissos, reuniões, entrega de convites,  coisas a serem decididas. O ensaio funciona também como um refúgio de tudo isso, um momento de desligar das obrigações do dia a dia, onde terão a oportunidade de curtir juntos essa experiência e sem ter que pensar nos problemas do casamento. Tudo isso anida rende lindas imagens que podem ser usadas na decoração do casamento, no telão, redes sociais, etc...

7- Não se prenda na opinião das outras pessoas.
Com tantas opções a serem escolhidas é normal aparacerem opiniões de amigos e familiares. Mas muito cuidado. Será que o que essas pessoas gostam também é o que vocês dois gostam? Escutem as opiniões mas filtrem o que acham interessante. E por fim escolham o que vocês querem. O que vocês sonham. As opiniões e ajudas são importantes, mas cuidado! É o Seu Casamento.

8- Faça a cerimônia no mesmo lugar da festa.
Hoje exitem muitos espaços onde podemos fazer todos as etapas da festa do casamento no mesmo lugar, inclusive o making of dos noivos.
Evite deslocamentos desnecessários, seus convidados irão adorar. Ao invés de perdermos minutos preciosos no carro podemos usar esse tempo pra curtirmos ainda mais a festa. A logística fica mais fácil e será algo a menos para se preocupar.


9-Crianças no casamento.
Ao definir a lista de convidados procurem saber quantas crianças irão no casamento.
Se for um número grande é interessante contratar uma recreação para a molecada. Um espaço destinado a elas onde terão brincadeiras, poderão desenhar e depois dormir. Pois sabemos que uma festa de casamento não é interessante para uma criança, ainda mais se ela ttiver que ficar sentada na mesa o tempo todo. Sem contar que crianças correndo pelo salão pode ser perigoso pois na decoração tem muitos objetos de vidro, pratos quentes pra lá e pra cá. Então ter um lugar só pra elas poderem se divertir é uma baita alternativa. Sem contar que os pais destas crianças poderão se entregar totalmente à festa e saber que seus filhos estão curtindo também.

10- Cuidado com os atrasos.
Inevitavelmente atrasos acontecem. E na maioria das vezes se tornam incontroláveis. Então se prepare pra isso. Se programe pra ficar pronta uma hora antes. Isso, uma hora mesmo!
Durante essas horas pré casamento o clima é tão bom que o tempo passa voando. E quando chegar na hora de você se arrumar não irá fazer tudo correndo. Não é?
Então se precisa ficar pronta às 18 horas, faça tudo pra ficar às 17 horas. Vai por mim, atrasos mínimos somados a tanta expectativa e nervosismo podem alterar drasticamente seu humor, hehehe. Então previna-se. E não deixem seus convidados esperando.

Como eu falei, organizar uma festa de casamento não é fácil. Mas seguindo essas dicas sua experiência vai ser mais prazerosa ainda. Mão na massa!!!


Por Pedro Santos